Como escolher as marcas meta e os metadados da descrição,
das palavras-chave, do título e do nome de arquivo do site.

Clique no ícone de < chave > na parte superior de cada página


O que são "metatags" ou "metadados" no meu site?

São parte do código HTML que constitui as páginas do site publicado. Essas tags são usadas para documentar certos aspectos de cada página. Há diferentes tipos de metatags e cada uma desempenha um papel distinto.


No nosso Manual de Ferramentas, que descreve como usar as funcionalidades do Editor de Sites SimpleDifferent, você pode saber onde acessá-las facilmente em cada página do site e como formatá-las. Você também encontrará lembretes úteis se clicar no balão amarelo "?" ao lado de cada campo.
Vamos falar um pouco mais sobre como os metadados terão mais chances de ser percebidos pelos mecanismos de pesquisa e, portanto, como escolher a maneira certa de escrevê-los.


Do mito à realidade

As metatags não são a única ferramenta de Search Engine Optimization (Otimização de mecanismos de pesquisa). Se você já ouviu falar que os metadados são a única maneira, ou a principal, de o site ser entendido e referenciado pelos mecanismos de pesquisa, isso simplesmente não é verdade.

As tags são a confirmação do conteúdo, a referência para o Google e outros mecanismos de pesquisa, a serem consideradas. As qualidades essenciais do seu site já estão incorporadas ao conteúdo e à maneira como você o organiza, na forma de respostas às perguntas dos leitores. 

Essas tags são uma espécie de ajuda extra que você dá aos mecanismos de pesquisa. Se os metadados corresponderam ao que o Google pensa que seja o assunto do seu site, eles serão um bônus em termos de pesquisa e ser encontrado. Se os metadados não espelharem o que você está realmente falando na página à qual estão vinculados, eles podem ter o efeito oposto. 


Como adicionar metadados ao site. 

Você pode acessar e editar todos os metadados clicando no ícone <chave> na parte superior direita do editor SimpleDifferent. Ao lado de cada tipo de metadado, você encontrará um sinal de ?. Clique nele para obter informações úteis sobre o que cada um é e para que serve. 


Alguns metadados são visíveis nos resultados de pesquisa, e é ali onde o leitor clicará

Como os metadados são interpretados pelos mecanismos de pesquisa
e como escrever metadados com eficácia. 


A metatag <Título>

O conteúdo da metatag "título" é o que aparecerá na parte superior da janela do navegador ou nas abas. É importante que esse seja um reflexo preciso do conteúdo do site, mas também que seja curto o suficiente para ser lido nas páginas superiores. As tags de título e descrição são favorecidas por mecanismos de pesquisa, pois elas fornecem ótimos dados sobre o conteúdo do site. A tag título também será exibida para os leitores nos resultados da pesquisa. 

Você também pode pensar na tag título como tendo função similar às abas. Ambas orientam o leitor fornecendo uma descrição curta de onde ele está no site. Cada título deve ser diferente e exclusivo para cada página do site.


A metatag <Descrição>

A descrição (da sua página) é o que os leitores em potencial verão abaixo do título quando o Google listar seu site nos resultados de pesquisa. A descrição deve ter duas ou três frases que sejam uma descrição simples, porém detalhada do conteúdo da página. O objetivo da descrição é deixar que o leitor confirme se o que pesquisou é realmente o que vai aparecer para ele quando visitar sua página. O Google também usa a descrição para fazer a mesma confirmação, portanto, você deve tentar usar as palavras-chaves mais importantes que aparecem no conteúdo da página.

Pense sobre como os leitores vão ler uma página de pesquisa no Google. Eles vão ler muito rapidamente, percorrendo os títulos e uma ou duas palavras-chave na descrição. Convém confirmar se as palavras-chave mais importantes aparecem perto do início da tag descrição para que os leitores não as percam. 

Aqui, mais uma vez, você deve ter o cuidado de evitar superlativos (o melhor, maravilhoso, mais, excelente, etc.), pois todos esses termos são vistos de modo suspeito pelo Google e os leitores.


A metatag <Palavras-chave>

Geralmente supervalorizadas, e provavelmente não tão importantes para o Google como marcadores, ainda assim as metatags palavras-chave devem ser documentadas. Para cada página, escolha as 5 palavras mais significativas e coloque-as em ordem de importância.

Evite usar <palavras-chave> que não sejam usadas no conteúdo da página. 


A tag "nome deste arquivo no servidor"

Não é realmente uma metatag, mas pode ser agrupada aqui, pois também ajuda os leitores e o Google a referenciar e entender o site.

  No endereço desta página:

  https://criar-um-site.simdif.com/como-definir-marcas-meta.html

  "como-definir-marcas-meta" é o nome do arquivo

Ele deve ser bem parecido com o título, precisa ser uma descrição do conteúdo da página, mas também deve ser bem curto. O nome atua como um destino intermediário para os leitores no endereço da página (URL) e uma referência para que o Google entenda o conteúdo da página.

  Nota: depois de determinar o nome do arquivo, tenha cuidado ao mudá-lo. Se você mudar o nome do arquivo de qualquer página do site, também mudará seu endereço. Os links para essa página serão perdidos. É melhor escolher o nome do arquivo com cuidado e depois não mudar.

  Nota 2: na primeira página de um site, o nome do arquivo sempre é [index.html].

                      
Ajude os mecanismos de pesquisa a entender e focar no que é importante no seu site

__

Agora seu site está realmente tomando forma.