Como escrever a página inicial do seu site.

___

Em resumo


1 - Informe aos visitantes onde eles estão.     

     • Um site tem um nome: este é o título do cabeçalho. Você também pode usar o slogan aqui.
     • O título da página, logo abaixo do cabeçalho, é a descrição minimalista da proposta do seu site. => O título da página deve ser a pergunta que o leitor provavelmente fará ao Google para encontrá-lo.

2 - A página inicial é curta, ela orienta mais do que explica.
     • Ela apresenta claramente o assunto do site para os leitores.
     • Ela ajuda os leitores a escolher qual página gostariam de visitar primeiro => Essa descrição do seu site contém links para as páginas mais significativas do site.

___

O vídeo

___

Qual é o melhor momento para criar a página inicial?

Todos temos a tendência de criar o site começando pela página inicial. Mas com um pouco de experiência na criação de sites, você entenderá que a hora certa de criar a página inicial é: 

É nesse momento que você conseguirá criar a página inicial do site com maior facilidade.
Agora, você tem conhecimento e visão suficientes do site para elaborar uma página inicial adequada.

___

Em detalhes


Um bom truque é criar a página inicial de baixo para cima

Da mesma forma que você criou seu site definindo o conteúdo primeiro, deverá proceder com a organização. Ou da mesma forma que você define o título após ter documentado o bloco ou a página à qual ele pertence. É a partir do conteúdo do seu site e dos títulos das abas que você criará o conteúdo da página inicial. Ao criar a página inicial, tente construí-la (literalmente) de baixo para cima (do centro da página, à introdução da página, aos títulos).

[5]

O título do site

Esse título tem mais a ver com identidade e posicionamento de palavras-chave. Ele pode ter o nome da empresa, um slogan atraente, etc.


[4]

O título da página

O título da primeira página é uma descrição muito rápida do que você faz e contém as palavras-chave mais importantes e, ainda, o nome de um lugar. Ele está aqui especificamente para receber o leitor e confirmar que ele encontrou o que estava procurando. Esse título deve ser a pesquisa mais comum do Google quando os leitores procuram sua atividade.


[3]

1 ou 2 elementos gráficos

Nossas observações referentes ao uso de imagens no site ainda se aplicam aqui. 

  • A imagem do cabeçalho é mais relacionada à atmosfera. Ela deve fornecer aos leitores uma sensação de pano de fundo para o tópico que você está tentando apresentar.

  • A imagem do primeiro bloco está aqui para ilustrar a introdução. Ela pode ser seu logotipo. 


Atenção: se a primeira imagem que você apresentar for muito descritiva, o visitante poderá formar uma opinião sobre o assunto antes de explorar o conteúdo de fato. 

=> Evite colocar uma foto grande logo na página inicial, guarde-a para as páginas internas.


[2]

A introdução: recepção e orientação

Encontre a frase que funcione melhor para descrever brevemente qual(is) tópico(s) você está apresentando. 

É claro, não se esqueça de direcionar links para a(s) página(s) relevante(s), instalados diretamente nas palavras-chave ou expressões-chave. Assim, o leitor terá mais uma opção ao navegar pelo site. 

=> Lembre-se de que os leitores com smartphones não verão as guias de imediato.


[1]

A descrição: um esquema do conteúdo.


Talvez essa parte não seja necessária se a introdução já for um pouco longa. Você não quer que os leitores passem muito tempo na página inicial, mas que cliquem e visitem as diferentes páginas do site.


Você pode encarar a descrição como uma versão condensada das páginas principais do site. Tente usar as palavras mais significativas em cada página. E você também pode usar links para as páginas quando for relevante.


Tudo isso faz com que você entenda que é muito mais fácil criar uma página inicial eficiente quando já tiver escrito o conteúdo do site.


Para manter uma descrição estruturada e de fácil leitura, você pode iniciar os minicapítulos com um título. Selecione as palavras e clique no "T" do editor do site. Isso fará com que a frase ganhe destaque para os leitores e para o Google.


Se você escrever a página inicial dessa forma, também terá uma boa oportunidade de pensar na organização do conteúdo e verificar se ele está em uma ordem lógica para o leitor. 



O rodapé

O rodapé fornece as mesmas informações na parte inferior de todas as páginas do site.
Conforme descrito no artigo sobre links entre páginas, o rodapé é uma parte importante do site, graças à sua habilidade de apresentar links ou informações que estão sempre visíveis. 
Um bom uso do rodapé é vinculá-lo à página de contato, a um número de telefone, a um link para uma página de um diário para oferecer as notícias mais recentes, a um link para outro site seu ou apenas um slogan...


Ajude o leitor a encontrar o próprio caminho no seu site

___

Com o SimpleDifferent, você tem a habilidade de usar diferentes tipos de páginas no seu site. 

Clique aqui para saber mais sobre os tipos de páginas que você pode adicionar ao site.