Se você seguiu este manual,
já realizou 80% da otimização dos mecanismos de pesquisa. Como um profissional!*


Avaliação real em mecanismos de pesquisa


• Seu site está publicado na Web. Isso não significa que esteja visível para os mecanismos de pesquisa. Para tornar o site visível, é necessário haver links, em outros sites, que levem a ele. Você também pode registrá-lo manualmente, mas isso é muito menos interessante do que ter outros sites apontando para o seu.


• Os mecanismos de pesquisa são cegos e não falam exatamente sua língua, mas eles ainda contam principalmente com as palavras e as expressões que você escolheu para analisar o conteúdo do seu site, assim como o leitor.*


• Os mecanismos de pesquisa são muito inteligentes em tentar reagrupar palavras e criar relações entre elas. Por exemplo: eles sabem que quando você fala de óleo em um site de mecânica, não está falando de óleo de cozinha.

• Os mecanismos de pesquisa tentam definir o conteúdo do site e corresponder esse conteúdo às perguntas que os  leitores fazem a eles. Portanto, você deve adaptar a linguagagem usada às expectativas dos usuários.*


• O trabalho dos mecanismos de pesquisa é tentar dar aos usuários, seus futuros leitores, a melhor resposta possível para as perguntas que fazem. Os mecanismos de pesquisa adoram ser úteis e prestativos para os usuários, assim como você. 


• Eles odeiam "pensar" que você está tentando enganá-los, e os clientes não gostam disso também. É por isso que você deve tentar ser claro (bem organizado) e sincero nas páginas.*


• O tempo é um fator importante. Os mecanismos de pesquisa valorizam o fato de que o site tenha longevidade. Vai levar um tempo até que seu site seja "reconhecido" pelos mecanismos de pesquisa.

*Cuide bem do leitor, e o Google cuidará do seu site.


Em outras palavras, se você seguiu as regras deste manual: 

Você desenvolveu seu site de uma ótima forma para os leitores e para que os mecanismos de pesquisa possam referenciá-lo e propô-lo aos leitores que fazem as perguntas respondidas no seu site.

  • Os mecanismos de pesquisa são criados para encontrar respostas para perguntas. Como seu site gira em torno das respostas, os mecanismos de pesquisa conseguem entender melhor seu site e confiar nele. 
  • Seguir o método descrito nessas páginas aumenta enormemente as chances de que os mecanismos de pesquisa identifiquem seu trabalho como uma forma interessante e relevante de responder às perguntas feitas pelos usuários.
  • Os mecanismos de pesquisa estão em busca de palavras-chave e expressões-chave relacionadas. Assim, confiam que suas páginas sejam relevantes para ajudar nas perguntas dos usuários. Você escolheu as palavras e os sinônimos que os leitores mais esperam usar e pesquisar. Em geral, são as palavras que eles entenderão mais facilmente, sem esforço.
  • A regra de "Um assunto" por página ajuda os leitores e os mecanismos de pesquisa também.
  • Se você colocar os links nas palavras-chave corretas, vinculando as páginas que realmente falam sobre um assunto relacionado, mostrará aos leitores e aos robôs dos mecanismos de pesquisa que seu site é sério no que diz respeito a responder às perguntas dos leitores.
  • É importante que todas a páginas sejam acessíveis de qualquer página, pois cada uma é enriquecida pela presença de outras páginas e o fácil acesso a elas. 
  • Os títulos grandes mostram a estrutura do seu site para o visitante. Eles são ainda mais visíveis para os mecanismos de pesquisa, pois são marcas no código HTML (H1,H2).

Você entendeu totalmente: os mecanismos de pesquisa farão o melhor possível para atender aos futuros leitores se você fizer o mesmo. Ajudando os leitores, você também está ajudando o Google a ajudar os leitores a encontrar seu conteúdo. 


Como verificar se os mecanismos de pesquisa conseguem ver seu site

No nosso manual dedicado a ajudá-lo a promover seu site, você encontrará um método simples para avaliar como seu site é visto pelos mecanismos de pesquisa e como monitorar o efeito de suas alterações e modificações. 


Agora que você percorreu o caminho da escrita...

Você entende a relevância do método proposto em termos das necessidades dos leitores e da otimização dos mecanismos de pesquisa.

Mas ainda há 2 providências a serem tomadas. 


1. Releia o site com os princípios gerais acima em mente

Ajuste o site aqui e ali. Você não precisa terminá-lo agora mesmo, trata-se de um processo contínuo – e muito interessante por sinal. 


2. Agora está na hora de promover seu site

Descubra nosso manual dedicado sobre como promover seu site do SimpleDifferent.

A favor de toda a comunidade de usuários do SimpleDifferent,

 você pode usar este formulário para contribuir para este manual rápido com suas opinões e sugestões.