Teste do site: métodos e sugestões.


Testar o site regularmente é um dos melhores hábitos que você pode adquirir ao criá-lo. 

Você não acreditaria em quanto dinheiro as grandes empresas estão gastando com o que propomos neste capítulo, e dez vezes mais quando elas percebem essa etapa importante tarde demais.


Então, é melhor você começar esse novo período de testes relendo a metodologia por trás do teste de um site. Esperamos que você possa continuar com métodos de teste mais avançados que se encontram nessa página. O teste não deve ser um trabalho diário. É possível realizá-lo com uma ferramenta simples e conveniente que você pode implementar rapidamente quando surgir a necessidade (como costuma ocorrer). 


O teste significa desenvolver 2 talentos, fazer as perguntas certas e observar os usuários.


Quando testar


 • Nunca é muito cedo para testar. Mas você precisa reconhecer que os resultados do teste dependem do estágio de desenvolvimento do seu site. Por conta disso, você testará várias vezes ao construir o site. Assim, terá uma visão geral melhor de como o site pode ser criado para responder melhor às perguntas dos leitores.


  • 1 ou 2 pares de olhos críticos aplicados ao seu site enquanto você o cria são preciosos, para dar feedback sobre o que eles entenderam e não entenderam. É especialmente importante que os testadores possam acompanhar o progresso do seu trabalho. Se você não testar com frequência, os testadores perderão a noção da cronologia do site.


 • Teste seu site durante a fase de criação, conforme discutido na página teste com antecedência. Teste antes de criar a página inicial ou sem mostrá-la (lembre-se de que você pode bloquear páginas). Deixe que os testadores vejam como suas páginas circulam e levam os leitores a transitar pelas páginas, independentemente da orientação da página inicial. 


 • Teste quando sentir que a primeira versão do seu site está tomando forma, as abas estão agrupadas em categorias lógicas e a página inicial é exibida.


 • Teste quando seu site estiver no ar, quando estiver ativo. Receba feedback dos usuários.


 • Grandes atualizações vão tomando forma aos poucos durante o ciclo de vida do site, mas quando for a hora de aplicar a atualização, organize alguns testes antes e depois das mudanças estruturais. 


Esteja aberto a opiniões


• Ao testar o site, você precisa entender que não está buscando a confirmação do que pensa que já sabe. Você está à procura de novos elementos e novas formas de ver o conteúdo que talvez não tenha pensado ou considerado importantes. 


 • Esteja pronto para reler este manual sempre que um novo elemento que pareça ser importante for revelado pelo processo de teste, especialmente se for uma nova informação que você quer integrar à estrutura do site.

 

 • Não reaja de maneira exagerada a uma observação de um usuário. Isso costuma acontecer quando o testador diz algo que confirma o que você pensou ou porque você foi facilmente persuadido naquela hora. Opiniões individuais são boas, vale a pena conhecer e coletá-las, mas deixe que essas opiniões moldem o site lentamente à medida que ele cresce e melhora. 


 • Seja um observador, um facilitador, um ouvido amigo. Deixe os testadores falarem, fazerem comentários, dizerem o que estão pensando quando usam seu site. Não julgue-os. 

Ouça. Observe. Aprenda.

Há tantos pontos de vista no mundo, explore a visão dos leitores para ampliar o seu

Sinais de sucesso


  • Os novos testes o ajudam a encontrar ainda mais formas de melhorar seu site, geralmente detectando um assunto que estava oculto dentro das abas erradas ou por trás de um rótulo que descrevia outro aspecto do assunto. 
  • Você encontra questões novas e interessantes para abordar ou encontra novas maneiras de responder às perguntas existentes. 
  • Os usuários conseguem se lembrar de onde ficam as informações no site.
  • Os usuários conseguem adivinhar onde estão as respostas para as perguntas deles (ou suas) só de olhar para as abas.
  • Os usuários se sentem confortáveis em navegar pelo site e não sentem como se fossem ficar perdidos.
  • Você sabe que seu site é bom quando os usuários ficam curiosos em saber o que há nas outras páginas e, sem serem estimulados, desejam explorar o site. 
  • Mais pessoas entram em contato com você pela página de contato. Geralmente, quando você faz um bom trabalho respondendo às perguntas deles, isso significa que seu vocabulário e a forma como você fala mudaram. Por exemplo, perguntas que costumavam ser feitas sempre por email tendem a parar, porque os leitores conseguem encontrar essas respostas no conteúdo. 
  • Você começa a receber (mais) feedbacks espontâneos, contribuições e sugestões.

Lembre-se de que um teste bem-sucedido não é aquele onde você não encontra problemas. 

Um teste bem-sucedido é aquele que o ajuda a entender melhor como atender às necessidades dos leitores. 


___
Agora que o conteúdo do seu site está completo, chegou a hora de ajudar o Google e os mecanismos de pesquisa a entender melhor seu site.